segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pontos corridos - a velha polêmica


Quarta-feira passada o Corinthians ganhou do Atlético-MG e permaneceu por mais uma rodada como líder do campeonato. Confesso que eu estava bem desanimado com o time, tendo em vista as últimas atuações. Fosse o campeonato na fórmula de mata-mata, eu nem teria me preocupado com este jogo, muito menos com os dos concorrentes. Com o elenco que tem, é óbvio que o Corinthians ficaria entre os 8 melhores e assim se classificaria para os Play Offs.

É por isso que não concordo com quem diz que os mata-matas dão mais emoção. Analisemos esta última rodada: foi emocionante a vitória do líder fora de casa; todos ficaram aguardando a conclusão da rodada na quinta-feira, com os jogos de Flamengo e São Paulo. Ou seja: todo jogo interessa, pois “todo jogo é uma decisão”.

A quem estiver chegando agora a discussão pode parecer ultrapassada, afinal já faz 8 anos que o Brasileirão é disputado na fórmula de pontos corridos. O problema é que é impressionante a renitência de boa parte das pessoas em aceitar este formato.

“Ponto corrido não dá tanta emoção”, proclamam. Será? Vejamos: num campeonato de 20 times, seriam 19 jogos na 1ª fase (que só atrairiam a atenção nas últimas 5 rodadas, e olhe lá). E aí viriam apenas 6 jogos teoricamente emocionantes. Na minha opinião, seriam verdadeiramente emocionantes só 3 jogos, os de volta de cada fase eliminatória. Agora compare: admitindo (para fins argumentativos) que as 10 primeiras rodadas de um campeonato com os mesmos 20 times, mas que disputado por pontos corridos, não causem comoção nos torcedores, ainda restam 28 rodadas, em que praticamente todos os jogos mexem com os nervos, não apenas aquele jogo que envolve seu time do coração.

Não é que eu odeie mata-matas e pregue sua extinção, longe disso! Apenas não acho interessante um campeonato da magnitude do Brasileirão ser disputado nesta fórmula. Como lembra o Luiz Zanin – se a memória não me prega uma peça – já existem os campeonatos regionais e continentais para aplacar nossa sede de decisões.

Não vou repetir aqui todos os argumentos pró pontos corridos, visto que são bastante conhecidos dos boleiros. Apenas deixo o seguinte dado: o faturamento dos clubes aumentou 171%  desde a adoção deste formato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário